26/07/2012

Grande actividade em Coimbra em torno do Manifesto

Reunião de apresentação do Manifesto, em Coimbra



















Coimbra, 19 jul (Lusa) – Diversos agentes culturais de Coimbra estão a preparar uma ação de sensibilização da população, no âmbito do Manifesto em Defesa da Cultura, exigindo “um por cento [do Orçamento de Estado]” para o setor.

Subscrito por personalidades de diversos pontos do país ligadas à área cultural, o manifesto, apresentado em dezembro de 2011, considera que “as políticas de agressão à Cultura, seguidas pelos últimos governos criaram um situação insustentável” para o setor.

É “tempo de protesto e recusa”, sublinham os subscritores do documento, que apelam à mobilização de “toda a inteligência, de toda a liberdade, de toda a cólera contra uma política que chama ‘austeridade’ à imposição de um brutal retrocesso histórico em todas as áreas da vida social”.

Reunidos na noite de quarta-feira, em Coimbra, nas instalações da companhia de teatro Bonifrates, os agentes culturais ligados a diversas instituições da cidade programam uma ação de divulgação do manifesto e de sensibilização da população para esta causa, na expetativa de envolver todos os interessados neste combate.

Manifesto em defesa da Cultura arranca no distrito de Setúbal

Segunda reunião preparatória no Barreiro, a 16 de Julho

Segunda reunião preparatória no Barreiro, a 16 de Julho




































No passado dia 16 de julho o grupo de Setúbal de apoio ao manifesto em defesa da cultura, reuniu profissionais da cultura representando os concelhos de Almada, Barreiro, Moita, Palmela, Setúbal e um representante da Confederação das Colectividades.


O grupo sublinhou a necessidade de afirmar o Manifesto enquanto movimento de cidadãos preocupados com o estado da Cultura e que agrega pessoas de todos os sectores da sociedade que não apenas os artísticos.

10/07/2012

Manifesto em defesa da Cultura agita os transportes!


A música, a poesia e a reivindicação tomaram conta das carruagens do Metro no dia 9 de Julho.