26/09/2012

Manifesto em defesa da Cultura dito



Uma produção do núcleo de Coimbra do Manifesto em defesa da Cultura

15/09/2012

Criado o núcleo de Alcochete/Montijo.
















Reuniu o núcleo de Alcochete/Montijo. A reunião teve lugar na Casa do Povo de Alcochete, no dia 14 de Setembro de 2012 e contou com a presença de Alberto Pereira, da Coordenadora da Península de Setúbal.

14/09/2012

Coordenadora da península de Setúbal prepara a Semana Nacional de Luta





















A Coordenadora da Península de Setúbal reuniu dia 13 de Setembro de 2012, na Capricho de Setúbal, para discutir o trabalho preparatório e o programa da Semana Nacional de Luta em defesa da Cultura. Estiveram presentes representantes de todos os concelhos da região.

Núcleo de Setúbal /Palmela reúne com dirigentes e activistas associativos





















No dia 12 de Setembro de 2012, o Núcleo de Setúbal/Palmela reuniu, nos Bombeiros Voluntários, com dirigentes e activistas do movimento associativo popular destas cidades. Esta iniciativa reflecte o nosso entendimento de que a luta em defesa da Cultura deve ser feita em unidade com todas as forças que se identifiquem com a exigência do cumprimento da Constituição da República, no que toca ao direito de todos os cidadãos à livre fruição e criação culturais.

Chamada de artistas para panfleto gráfico!














O Manifesto em defesa da Cultura convida-te para participares na Semana Nacional de Luta pela Cultura, contra a Austeridade. Ajuda esta campanha de consciencialização da sociedade contribuindo, não só com a tua participação, mas com uma obra gráfica que possamos reproduzir e distribuir num panfleto, alargando a divulgação da nossa luta.

Envia-nos um ficheiro digital com uma ilustração a preto e branco que considerares pertinente para o lema “ACORREI, QUE MATAM A CULTURA!”

O núcleo de Lisboa do Manifesto em defesa da Cultura compromete-se a imprimir em forma de panfleto para distribuição 20 obras seleccionadas. A sua distribuição será documentada fotograficamente.

Todas as obras enviadas estarão à disposição dos núcleos espalhados pelo país, podendo estas optar por outra selecção. Todas as obras enviadas constarão de uma galeria virtual, aqui na página do Manifesto e no Facebook.

A tua imagem:
  • Deve ter formato A6
  • Deve incluir a frase “ACORREI, QUE MATAM A CULTURA!”
  • Deve deixar um quadrado livre de 4X4 cm para colocarmos o símbolo do manifesto
  • Deve ter em atenção, na concepção e produção, que a reprodução poderá ser de baixa qualidade, degradando detalhes demasiado minuciosos.


Envia a tua imagem e o termo de utilização anexo até 22 de Setembro de 2012 para: imagemmanifesto@gmail.com


06/09/2012

O Manifesto continua a crescer: já está em Setúbal
















Realizou-se ontem, quarta, 5 de setembro, o primeiro Encontro do Manifesto em Defesa da Cultura, em Setúbal. Cerca de uma centena de pessoas encheram, ao final da tarde, o restaurante Passo do Olival, na iniciativa promovida pelo núcleo de Setúbal e Palmela, para divulgação daquele movimento que reuniu agentes culturais, profissionais da cultura, artistas e cidadãos, de diversas origens e áreas de intervenção social, em defesa da cultura e contra as políticas de austeridade impostas, em particular, no domínio das atividades culturais.

O encontro, em que estiveram presentes dois dos primeiros subscritores, Pedro Penilo, artista plástico, e Manuel Araújo, arquiteto, visou a apresentação do teor do Manifesto, dos seus objetivos e ações futuras. No debate que se seguiu, foram definidas as próximas iniciativas que, quer a nível local, quer a nível da região, serão levadas a cabo, no período que se avizinha. Entre elas, constam o encontro com dirigentes e ativistas associativos, a realizar nos Bombeiros Voluntários de Setúbal, no dia 12 do corrente mês, onde o movimento pretende definir o seu programa de ação, junto das coletividades e associações locais. Já no dia 13, quinta-feira, o Casino Setubalense será o palco escolhido para a realização de um encontro de ativistas de toda a região de Setúbal. Nesse encontro será definido o programa da ação de rua, prevista para o final do mês, em Almada.

Esta ação de rua, integra-se na Semana Nacional de Luta em Defesa da Cultura e compreende um Encontro regional, no Parque Urbano daquela cidade da margem sul.


Almada já tem o Manifesto!


















Mais de meia centena de pessoas, das mais variadas áreas da cultura, estiveram presentes dia 1 de Setembro, no Teatro Extremo, na apresentação pública do Manifesto em defesa da Cultura, no concelho de Almada.

Depois das intervenções iniciais de António Olaio, Cláudia Dias e Pedro Penilo, que compunham a mesa e que fizeram o enquadramento, apresentação e objectivos do Manifesto, várias foram as intervenções dos presentes que animaram a conversa com novos contributos. 
Foi esta a primeira de muitas outras iniciativas de esclarecimento, alerta e protesto na defesa da Cultura, que pretendemos levar a cabo e que no mês de Setembro terá o seu ponto alto no Encontro distrital agendado para dia 29, a ter lugar, também, na cidade de Almada. 

Sendo o balanço desta 1ª acção muito positivo, agendou-se de imediato para dia 4, deste mês, uma reunião de trabalho, para a qual foram convidados a participar todos os presentes, com vista à preparação das futuras iniciativas, esta reunião acontecerá na sede do Teatro Extremo, Rua Augusto Maria da Silveira, 26, às 17,30h.