26/07/2012

Grande actividade em Coimbra em torno do Manifesto

Reunião de apresentação do Manifesto, em Coimbra



















Coimbra, 19 jul (Lusa) – Diversos agentes culturais de Coimbra estão a preparar uma ação de sensibilização da população, no âmbito do Manifesto em Defesa da Cultura, exigindo “um por cento [do Orçamento de Estado]” para o setor.

Subscrito por personalidades de diversos pontos do país ligadas à área cultural, o manifesto, apresentado em dezembro de 2011, considera que “as políticas de agressão à Cultura, seguidas pelos últimos governos criaram um situação insustentável” para o setor.

É “tempo de protesto e recusa”, sublinham os subscritores do documento, que apelam à mobilização de “toda a inteligência, de toda a liberdade, de toda a cólera contra uma política que chama ‘austeridade’ à imposição de um brutal retrocesso histórico em todas as áreas da vida social”.

Reunidos na noite de quarta-feira, em Coimbra, nas instalações da companhia de teatro Bonifrates, os agentes culturais ligados a diversas instituições da cidade programam uma ação de divulgação do manifesto e de sensibilização da população para esta causa, na expetativa de envolver todos os interessados neste combate.

A ação deverá ter lugar no “final de setembro ou início de outubro” próximos, “provavelmente no sábado, dia 29 de setembro” e com contornos que ainda estão a ser estudados e será coordenada por uma comissão de dez pessoas, disse, à agência Lusa Alfredo Campos, do Ateneu de Coimbra, um dos participantes no encontro.

Os promotores da iniciativa pretendem, segundo este responsável, promover em diversos espaços da cidade – desde esplanadas a meios de transportes públicos (se para isso obtiverem a respetiva autorização) –, ações como performances, música ou visitas guiadas.

O dia deverá terminar com uma festa, à noite, envolvendo todos os participantes e apoiantes da iniciativa, adiantou Alfredo Campos.

Os promotores da campanha em Coimbra querem integrar e articular a sua ação com idênticas iniciativas que se deverão realizar noutros locais do país – como está previsto venha a suceder –, de modo a que “este dia seja um dia nacional”, acrescentou aquele responsável.

JEF."



Conferência de imprensa aberta
















Outras notícias e artigos sobre a actividade do Manifesto em Coimbra:
http://www.revistavialatina.com/?p=2105
http://www.ruc.pt/2012/07/18/%E2%80%9C1-do-orcamento-de-estado-para-a-cultura%E2%80%9D/
http://www.ruc.pt/2012/07/24/apresentacao-publica-do-manifesto-em-defesa-da-cultura-agendada-para-amanha/
http://acabra.net/artigos/manifesto-em-defesa-da-cultura-apresentado-hoje
http://www.asbeiras.pt/2012/07/movimento-quer-cidadaos-a-participarem-na-exigencia-de-1-do-oe-para-a-cultura/
http://denunciacoimbra2.wordpress.com/2012/07/26/reivindicar-meios-para-a-cultura-e-um-dever-de-cidadania/
http://blog-daradio.blogspot.pt/2012/07/teste.html#more