26/07/2012

Manifesto em defesa da Cultura arranca no distrito de Setúbal

Segunda reunião preparatória no Barreiro, a 16 de Julho

Segunda reunião preparatória no Barreiro, a 16 de Julho




































No passado dia 16 de julho o grupo de Setúbal de apoio ao manifesto em defesa da cultura, reuniu profissionais da cultura representando os concelhos de Almada, Barreiro, Moita, Palmela, Setúbal e um representante da Confederação das Colectividades.


O grupo sublinhou a necessidade de afirmar o Manifesto enquanto movimento de cidadãos preocupados com o estado da Cultura e que agrega pessoas de todos os sectores da sociedade que não apenas os artísticos.


O Manifesto em defesa da Cultura é uma determinação política que exige um novo modelo de sociedade.

Os reflexos que a aplicação do memorando de entendimento/TROIKA, a par de um propósito de desinvestimento do estado no sector cultural, estrangulam as estruturas artísticas, culturais e educativas do país, nomeadamente do distrito de Setúbal, tornando imperativo tomar posição e associarmo-nos à luta do povo.

 A Campanha 1% para a cultura! exige o compromisso político de investimento público na cultura em 1% do orçamento de estado, aproximando-nos da recomendação da Unesco no imperativo dos povos atribuírem 1% do seu PIB à cultura.

Defender o serviço público de cultura é garantir o pleno acesso à criação e fruição negando o caminho da elitização cultural. Negar o discurso da mercantilização é garantir a liberdade de criação e fruição. Defender as políticas públicas de cultura é defender o desenvolvimento da sociedade, é defender a emancipação do povo.

Definiu-se que no dia 29 de Setembro realiza-se em Almada uma iniciativa pública distrital. Foram discutidos aspectos de organização do grupo, criando um grupo de trabalho mais restrito para programar a iniciativa de Setembro e de ligação aos restantes elementos.

Afirmou-se a necessidade de disseminar o manifesto nos concelhos, criando grupos de trabalho concelhios que organizem acções de reflexão e divulgação pública e que promovam a mobilização.

Defender a Cultura é resistir, lutar e transformar!